É cada coisa que acontece nessa internet que sinceramente, nos deixa pensativos sobre o mundo a parte que ela se tornou. Esta semana, na Campus Party, o blogueiro Não Salvo conseguiu levar aos TT’s no Twitter em questão de poucos minutos a #RIPSeuBarriga – a notícia saiu rapidamente em alguns dos maiores portais. O que isso nos ensina?


Simples, enquanto a maioria das marcas paga por publicidade, paga para aparecer em determinados “Top top” da mídia virtual, um blogueiro consegue alcançar a marca de mais comentado com uma rápida brincadeira. Sabe o que falta na publicidade? Carisma! Tato com o público, simpatia e atenção fazem a diferença na hora do pronto atendimento, ainda mais quando este é virtual.

Mas o que esse tipo de brincadeira pode gerar de ruim para a internet de modo geral? Mais uma resposta bem simples: A falta de compromisso com a verdade da internet! Um exemplo, no sábado, dois dias depois desse acontecimento da notícia falsa, saiu na internet a notícia de que a cantora Whitney Houston havia falecido.

O que você acha que aconteceu? Praticamente ninguém acreditou. O efeito é exatamente o mesmo de quando você era pequeno e fingia que estava se afogando na piscina, lembra? Pois então, quem se afogou de verdade depois de muito brincar, sabe o que aconteceu… O feitiço virou contra o feiticeiro e ninguém acreditou no momento que era verdade.

O que as pessoas precisam entender é que a internet é um grande Playground, nele acontece de tudo um pouquinho. Brincadeiras, piadas, reuniões, festas, tudo mesmo! E em lugar que acontece de tudo, vemos de tudo também. Mas não temos o direito de achar, na hora da reunião, por exemplo, que estamos em uma festa. Entenderam??? É tudo uma questão de saber a hora certa para cada coisa. Temos que ter visão! 😉

O mais complicado nessa história é a parte do espectador das notícias. Imagine que você está na sua casa e vê em uma rede social que um ator internacionalmente conhecido faleceu naquele momento. Você acredita! Logo depois sai uma notícia em um grande portal dizendo que era tudo uma grande brincadeira. Dias depois você vê em um grande portal a notícia de que uma cantora famosa faleceu naquele momento. E em redes sociais você vê que era tudo mentira. Depois o grande portal precisa dizer “gente, #peloamordedeus, é verdade!”.