A CAMINHO DE CASA | Uma bela história sobre lealdade

Um clichê emocionante

Bruce W. Cameron já nos fez chorar, muito. O autor norte-americano é o responsável pela história por trás de Quatro Vidas de Um Cachorro, livro lançado em 2010. A trama foi adaptada aos cinemas em 2017, trazendo no elenco nomes como Dennis Quaid, K.J. Apa e Josh Gad. Dois anos depois, outra obra do autor chega as telas, mas dessa vez, lágrimas de felicidade serão derramas a medida que A Caminho de Casa se desenvolve diante dos olhos.

Ano após ano, novas histórias envolvendo humanos e seus melhores amigos animais vão sendo criadas. É provável que boa parte nos faça chorar, afinal, quem consegue não se envolver com seres tão adoráveis? Narrativas como Sempre ao Seu Lado e Marley & Eu ficarão para sempre na memória de quem lhes deu a chance de se emocionar. Inegavelmente são produções tristes, com um enredo emocionante e cenas capazes de amolecer qualquer coração de gelo. Por analogia, conheça A Caminho de Casa.

O Filme

Bella é uma cachorrinha de pelo marrom, olhar intenso e um coração gigantesco. Enquanto filhote, foi encontrada em um terreno abandonado por aquele que viria a ser seu mais novo amigo. Lucas estuda medicina veterinária e mora com a mãe, Terri. Assim como ela, o filho realiza trabalho voluntário no Hospital dos Veteranos, cuidando de ex-soldados feridos na guerra. Ao passo que sua amizade com Bella se desenvolve, o amor da cachorrinha se propaga rapidamente.

Eventualmente, enquanto tudo ia bem, uma discussão com o vizinho transforma a vida do animalzinho em um inferno. Logo após uma denúncia ao Controle de Animais, a raça de Bella passa a ser proibida na região. Lucas e Terri não encontram outra solução que não enviá-la para a casa de um conhecido. É o começo de uma bonita jornada entre Bella e seu objetivo. Afinal, tudo o que ela quer é voltar para casa.

A Caminho de Casa

Assim como acontece em diversos filmes protagonizados por cachorros, aqui temos Bella como a narradora da trama. Na voz de Bryce Dallas Howard, a personagem adquire protagonismo logo nos primeiros momentos de filme. A moça, conhecida por seu papel em Jurassic World, atribui a cachorrinha um ar de delicadeza e bravura ao mesmo tempo.

Tudo acontece muito rápido e antes que percebamos, já estamos em quase metade do filme. Mas A Caminho de Casa não decepciona aos fãs do gênero. É visível o impacto que Bella tem na vida das pessoas que a conhecem, não apenas sua família. Os pacientes do hospital, por exemplo, sorriem após muito tempo. A depressão que antes pairava ali, dá lugar a esperança. É um clichê, sim, mas também está longe de ser algo improvável.

 

A história

Muitas das cenas presentes em A Caminho de Casa são extremamente previsíveis. O desfecho da trama é, outrossim, possível de se imaginar desde os primeiros momentos. As lágrimas derramadas no filme são de felicidade, principalmente quando nos colocamos na pele dos envolvidos. Contudo, a provável preocupação do filme em criar um ambiente feliz e amistoso pode ter sido também seu único defeito.

Diariamente vemos cartazes colados em postes, famílias buscando seus animais perdidos ou simplesmente bichos abandonados em terrenos. Caso já tenha passado por isso, você irá saber o quão desesperador é perder um amigo. Na maneira mostrada no filme, temos uma camada de maquiagem sob o roteiro. Tudo parece fácil e, principalmente, muito simples. A escolha se encaixa, mas um toque de realidade seria a cereja do bolo.

A Caminho de Casa chega aos cinemas no dia 28 de fevereiro.

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

CINEMA | Como fazer uma crítica boa ao invés de só reclamar?

PARE DE RECLAMAR! Tá bom, acho que já é hora de parar de criticar e reclamar. Você já pensou como os seus sentimentos naquele momento podem interferir uma crítica? CINEMA | AS MELHORES ANIMAÇÕES DO MUNDO! SÉRIES | COMO GAME OF THRONES E THE WALKING DEAD MANTÉM O HYPE...

THE OA | Como Hap e os cativos chegaram na outra dimensão?

  Inscreva-se em nosso canal do Youtube, postamos vídeos todos os dias de diversos temas como filmes, séries, tecnologia, eventos, viagens e muito papo divertido! Além, claro, das lives que rolam toda semana por lá! Venha fazer parte da nossa galera Coxuda...

Quem escreveu?

Paula Ramos

How you doin'? Aluna da Sonserina esperando a carta de Hogwarts desde os 7 anos de idade. Bióloga de formação, jogadora de quadribol, professora de idiomas, constantemente no lado negro da força e uma pessoa traumatizada por não ter virado CSI.