A Arte de Dizer Não!

-por , em 21/10 -
A Arte de Dizer Não!

Muitas pessoas me perguntam “Nossa, como você consegue dar conta de tanta coisa ao mesmo tempo?”, a verdadeira resposta para esta pergunta, tirando todos os “me achos” da situação é “eu sei dizer não“. Saber dizer não é realmente uma arte e a grande maioria das pessoas não sabe fazer valer essa arte em suas vidas. Enrolam-se com chefes sem limites que entulham trabalhos em suas costas e não pensam na quantidade de pendências já existentes, enrolam-se em casa, seja com seus pais, namorados ou maridos quando estes combinam compromissos sem lhe perguntar sobre disponibilidade e por “consideração” são acompanhados…enfim, enrolam-se por respeito aos outros e não fazem nada de ótima qualidade por não ter respeito a si mesmo.

Parece agressivo este comentário, mas não é? Hoje em dia, principalmente as mulheres, executam tarefas que não se complementam, se acumulam! Ser mãe, ser esposa, ser filha, ser profissional, ser amante, ser amiga e além de tudo isso, ser ela mesma para realizar seus sonhos e construir seus objetivos. Muitos homens já estão se tornando multifuncionais também pois não existe mais espaço no mundo para pessoas especializadas em uma coisa só, seja profissionalmente ou em suas vidas pessoais. Trabalhar em equipe não é um termo que pertence somente à empresa que você trabalha, devemos trabalhar em equipe em todos os ambientes que frequentamos e principalmente com as pessoas que amamos, para que todos tenham pelo menos 10 minutos por dia para esvaziar a mente e planejar seu futuro. O engraçado nisso tudo é ver pessoas submissas que até hoje conseguem colocar de lado suas necessidades pessoais para agradar alguém ou até mesmo por medo de dizer não.
Sabe aquele velho ditado de que “toda ação gera uma reação”? Então…é dele que as pessoas morrem de medo. De retaliações de terceiros após dizer um sonoro não. Não tenham medo né minha gente? Mas também não abusem da boa vontade alheia, não diga não aleatoriamente simplesmente para fazer valer sua palavra no final das contas. O não a que me refiro é um não consciente, com argumentos e justificativas. Não, porque não tenho tempo. Não, porque não sei. Não, porque não posso. Por isso saber dizer não é realmente uma arte, porque deve-se fazer com cautela e respeito aos que estão lhe pedindo algum favor ou trabalho. Isso tudo levando em consideração também o que você quer fazer. Muitas vezes não fazemos alguma coisa porque não queremos e isso deve ser respeitado antes de mais nada.
Outra coisa que devemos saber medir é a ambição. Ela determina a quantidade de nãos que diremos aos outros. Se sua ambição de querer agarrar o mundo com os dois braços e as duas pernas insanamente para conquistar tudo o que sempre sonhou em um curtíssimo tempo é maior do que a sua noção de tempo disponível em sua vida, sinto lhe informar que em algum momento tudo vai travar e você vai perceber que não está fazendo nada direito…pior, você vai notar que passou tempo, perdeu-se dinheiro e dedicação mas você não saiu do lugar!
Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você