Parques temáticos são os centros de diversão mais procurados do mundo, oferecendo adrenalina e experiências inesquecíveis para todas as idades (mesmo). Qualquer que seja o brinquedo ou o tamanho do parque, muita tecnologia já está envolvida. Mas algumas invenções utilizadas em complexos pelo mundo realmente surpreendem pelo avanço e praticidade que oferecem! Confira agora as seis tecnologias mais incríveis utilizadas em parques temáticos!

MagicBand

A Disney Parks realizou em 2013 uma gigante mudança no sistema do complexo Walt Disney World na Flórida, EUA, o maior complexo de parques da empresa ao redor do globo. A novidade foi um sistema chamado MyMagic+, onde o visitante possui uma conta pessoal que guarda todas as informações referentes ao passeio, como ingressos, fotos, FastPass+ (o fura-fila da Disney) e até mesmo uma maneira de fazer compras pelo parque. Com todas as informações guardadas, o visitante só precisa de uma pulseira chamada MagicBand para acessar tudo. Ao redor do parque existem totens que leem as informações da pulseira por meio de RFID (rádio-frequência, a mesma tecnologia utilizada nos cartões de ônibus por exemplo) e liberam sua passagem para o brinquedo ou aceitam a pulseira como forma de pagamento.

Harry Potter and the Forbidden Journey

Quando a área temática de Harry Potter foi lançada no complexo da Universal em Orlando, Flórida, a atração que se encontrava dentro da réplica do castelo de Hogwarts levou os fãs (e muitos que nem assistiram os filmes, na verdade) à loucura. Até hoje o Harry Potter and the Forbidden Journey espanta os espectadores por causa de sua tecnologia incrível, que combina um braço robótico com telas enormes que andam, cenários reais e animatrônicos. Todos os movimentos são incrivelmente sincronizados, dando à quem anda no brinquedo a sensação de estar completamente dentro da história.

Montanhas-russas com VR

A empresa VR Coaster surgiu no fim de 2014 com um propósito inovador: adicionar a montanhas-russas já existentes uma experiência imersiva utilizando um óculos de realidade virtual. Grandes parques como Six Flags e Europa-Park já lançaram as novidades, e muitas montanhas pelo mundo já podem ser curtidas de uma maneira totalmente diferente. No óculos, uma história é contada ao mesmo tempo em que os carrinhos “passeiam” pela atração, com uma sincronia incrível, levando experiências com VR a um novo nível.

Animatrônicos

Em 1963 o próprio Walt Disney criou a palavra áudio-animatrônico para definir os bonecos mecânicos que se mexiam de forma parecida com a realidade. Os primeiros utilizados em um parque foram pássaros na atração Enchanted Tiki Room do parque Disneyland, na Califórnia. Com o tempo e o avanço da tecnologia, os animatrônicos foram se aperfeiçoando cada vez mais, passando a serem usados em filmes de várias empresas e chegando a níveis de detalhe surpreendentes, como o Lava Monster, personagem principal da atração Journey to the Center of the Earth, no Tokyo DisneySea, parque da Disney no Japão.

SFX Coaster

Localizada no parque Ferrari World, em Abu Dhabi, a SFX é considerada a montanha-russa mais tecnológica do mundo. A atração mistura elementos de dark ride (áreas escuras e dentro de uma edificação), carros que giram e andam de lado, trilhos que se movem, efeitos de áudio e imagens em 3D, dando uma história totalmente imersiva a quem se atreve a desafiá-la. O brinquedo é construído pela Dynamic Attractions, empresa que está surgindo com tecnologias impressionantes na montagem de atrações.

Made With Magic

Made With Magic é uma série de produtos vendidos nos parques da Disney ao redor do mundo que possuem funções interativas especiais. Contando com Chapéus do Mickey, Varinhas de Feiticeiro ou a própria Luva do Mickey, os produtos da série possuem luzes e efeitos que funcionam aleatoriamente quando ligados. Mas a mágica acontece quando estamos prestes a assistir a um dos fantásticos shows noturnos da Disney (os famosos shows de fogos ou o Fantasmic!). Os acessórios detectam que estamos em determinado parque naquele horário e passam a sincronizar com a apresentação. A partir daí você literalmente passa a ser parte do espetáculo, com luzes piscando de forma ordenada e que faz sentido com a história que está sendo contada. Junte você com os outros milhares de acessórios e o show fica ainda mais inesquecível!

E aí? Quais atrações você já conhecia? Deu vontade visitar todas? Claro que muitas outras atrações pelo mundo contam com tecnologias incríveis, mas essas são as que estão chamando mais atenção nos últimos meses. Tem alguma preferida?

Leia mais sobre Tecnologia