50 curiosidades da cultura POP!

-por , em 20/02 -
50 curiosidades da cultura POP!

Hello Hello Hello! Como diria Charles RuPaul 🙂 Quem quer alimentar o lado da cultura pop do cérebro com algumas poucas curiosidades sobre o mundo mais encantador e viciante de nossas vidas? São filmes, séries, desenhos, animes, HQs, estudos e muitos lançamentos anualmente, mas, de tempos em tempos, surgem novidades e curiosidades que estiveram abafadas – por debaixo dos tapetes hollywoodianos! Descobri pouquinhas delas – só 50 – e resolvi compartilhar com vocês! Depois dessa incrível aula de besteirol aleatório, vocês vão me amar e aplaudir de pé – aposto!

Sem mais delongas porque o negócio é longo, senta que lá vem história!

1 – Os criadores de Tartarugas Ninjas, são fãs incondicionais do Demolidor – herói da Marvel. Aproveitando-se de uma brecha nos direitos autorais, eles decidiram utilizar o mesmo acidente que cegou Matt Murdock, para dar origem aos seus próprios mutantes combatentes do crime. Na história original das Tartarugas, o acidente que criou o Demolidor também foi o responsável pela criação delas – Mestre Splinter presenciou o lixo tóxico atingindo o rosto do Murdock e escorrendo uma caixa com quatro filhotes de tartarugas.

2 – O seio exagerado de Lara Croft, protagonista do game Tomb Rider, é culpa de um dos membros da equipe de produção. Toby Gard teria ajustado, acidentalmente, o volume dos seios de Lara em 150%. Os outros membros designers gostaram tanto do resultado final que decidiram deixar assim mesmo – afinal, quando se trata de peitos, os gamers surtam né?

3 – 88 milhas por hora é a velocidade que o capacitor de fluxo do DeLorean precisa atingir antes de ir De Volta para o Futuro.

4 – As três leis da Robótica iniciais foram criadas por Isaac Asimov antes dos 22 anos de idade. Suas falhas e interpretações foram exploradas em uma série de contos e livros, o mais conhecido é o Eu, Robô. O próprio Asimov, posteriormente, adicionou a lei zero, mas outros autores adicionaram três novas leis, sendo que, duas delas, são consideradas como lei quatro.

leis da robótica

5 – Em um episódio da série clássica de Star Trek, aparecem algumas cópias maléficas de todos os personagens. O clone malvado do Sr. Spock cultiva um cavanhaque. Foi nesse episódio que nasceu o costume de sempre colocar cavanhaque em demônios, diabos e demais criaturas do mal em filmes e desenhos.

6 – Se você tem um item colecionável, como uma réplica em miniatura do Predador, por exemplo, e resolver retira-la da caixa, imediatamente, ela perde seu valor como item de coleção. Para saber mais sobre isso, consulte o filme Um Virgem de 40 anos.

7 – O jogo Zero Wing foi traduzido do japonês para o inglês. A tradução, feita às pressas, deixou escapar algumas sentenças cheias de erros de transliteração. No início do game, o vilão CATS ameaça o jogador dizendo: “All your base are belong to us” – essa frase virou um símbolo da má-tradução do jogo e ganhou vida na internet, se tornando um meme que persiste até hoje (por mais de uma década). Outras frases do game incluem “somebody set up us the bomb, for the great justice e a terrível ameaça “you have no chance to survive make your time”.

8 – Segundo Akira Toriyama, criador de Dragon Ball, o nome do golpe Kamehameha foi inventado pela sua mulher. Certa vez, durante o processo de criação, Akira estava em sua casa, pensando em voz alta, dizendo “quero que o nome do ataque especial do Mestre Kame seja alguma coisa com no final”. Foi então que sua mulher exclamou na hora: “que tal Kamehameha?” – Akira gostou da sonoridade da palavra e decidiu usa-la.

9 – Keanu Reeves ganhou cerca de 260 milhões de dólares com a trilogia Matrix e doou 35 milhões de dólares para toda a equipe de efeitos especiais e maquiagem que trabalhou nos três filmes.

10 – LordEternal, um rapaz de 23 anos, contou seu sonho em um fórum da Nintendo e acabou ficando famoso por isso, veja abaixo. O garoto virou meme por ter sonhado com um Pokemon.

ENTEI SONHO NINTENDO

11 – Terra Nova, a série de Steven Spielberg, era para ser uma mistura de AvatarJurassic Park. Estreou em 2011, mas não fez muito sucesso. No entanto, entrou para a história como a mais cara produção de todas.

12 – Mad Men já ganhou quatro Emmy Awards. Além disso, foi a única série a ser premiada nas quatro primeiras temporadas: 2008, 2009, 2010 e 2011.

13 – PUMBA do filme O Rei Leão, foi o primeiro personagem da história da Disney que soltou um pum em um filme – e isso fez com que ele recebesse grande destaque.

14 – Existe um relógio que aparece em quase todos os episódios da série Supernatural.

15 – Há mais interações possíveis em um jogo de xadrez do que átomos no universo conhecido.

16 – Uma das razões para Star Wars ser um filme tão adorado é a falta de preocupação na produção e, ao mesmo tempo, quantidade de riqueza nos detalhes de todas as cenas. Não importa se com cenários montados ou com computação gráfica, tudo na galáxia tão tão distante sempre parece autêntico. No filme A Ameaça Fantasma, o comunicador de Qui-Gon Jinn é uma Gilette Sensor!

17 – Nick Fury foi propositalmente redesenhado para se parecer com Samuel L. Jackson – quando a Marvel decidiu reintroduzir o Coronel Nicholas Joseph na série de quadrinhos Ultimate Marvel. O personagem foi redesenhado para parecer com o astro, com o aval do próprio ator. Ele curtiu tanto a brincadeira que acabou interpretando o personagem nos filmes da série.

18 – A banda Franz Ferdinand foi a escolha original dos produtores para tocar no Baile de Hogwarts que acontece no filme Harry Potter e o Cálice de Fogo durante o Torneio Tribruxo. Contudo, posteriormente, a banda no filme foi formada por membros do RadioheadPulp.

19 – O filme favorito de Adolf Hitler era A Branca de Neve e os Sete Anões da Disney.

20 – George Lucas colocou um hieroglifo do R2-D2 e do C3PO na coluna de uma ruína em Indiana Jones.

jason crepusculo

21 – Depois de fazer grande sucesso na série Crepúsculo, o ator Taylor Lautner foi cotado para o papel de Hank McCoy, o Fera em X-Men. O ator acabou sendo substituído simplesmente porque não aceitou participar da produção – quem faria isso?

22 – Dragon Ball é inspirado em uma lenda chinesa chamada Jornada do Oeste que conta a história do monge Tang Xuanzang em sua jornada para o oeste em busca do Sutra – escritos sagrados do Budismo. Tang é protegido por Sun Wukong, o Rei Macaco, um ser lendário e dotado de poderes.

23 – Os atores do filme A Sociedade do Anel, da trilogia Senhor dos Anéis, tinham uma química muito boa entre eles. Isso ficava bem nítido para qualquer um que via os filmes, mas, uma coisa bem interessante que quase ninguém sabe é que 8 entre os 9 atores que compunham a sociedade, fizeram tatuagens élficas – o único que não fez foi John Rhys-Davies, o Gimli, A tatuagem significa o número 9 em élfico, para simbolizar o elo que eles criaram durante as produções.

24 – Antes de morrer, Frederic John Bauer, o inventor da embalagem das batatas Pringles, disse para sua família que gostaria de ser enterrado dentro de sua principal criação. Ele faleceu em 04/05/2008 e seus filhos resolveram cumprir sua vontade. Eles cremaram o corpo de Frederic e colocaram as cinzas dentro de uma Pringles Original para enterrar.

25 – Até hoje, a série que teve mais downloads piratas na internet foi Game of Thrones.

26 – O ator Tom Selleck, conhecido por atuar em filmes como Três Solteirões e um BebêContratado para Matar, foi originalmente escalado para fazer o papel de Indiana Jones no lugar de Ford. Nem dá para imaginar né?

27 – Um jato supersônico, uma vez, quebrou a barreira do som sobre um campo de perus. O estrondo sônico causou um ataque cardíaco aos perus, matando todos eles.

28 – No lançamento, o iPhone tinha o mesmo poder de computação que a NASA em 1969, quando lançou a histórica missão tripulada à Lua.

29 – Todos os relógios que aparecem na loja de penhores do filme Pulp Fiction de Quentin Tarantino, estão marcando o horário exato 4:20. Entendedores, entenderão.

30 – Os Simpsons estrearam em 1989 e tornaram-se a série mais longa, entrando para o Guinness World Records. Eles são a família mais famosa das séries de televisão.

Warp Speed

31 – Warp Speed significa 299.792.458 metros por segundo. Em filmes de ficção científica, com viagem ao espaço, warp é uma medida de velocidade relacionada à velocidade da luz. Essa medida surgiu no universo de Star Trek, para designar a velocidade de viagens por dobras no espaço. Os fatores subsequentes da escala, como warp 2, 3 e 4 são calculados segundo uma escala ambígua, difícil de entender e confusa por ter mudado em diferentes períodos do seriado. Quando o Capitão James T. Kirk – de Jornada nas Estrelas – disser para entrar em warp 3, saiba que isso significa: “rápido demais”.

32 – Quentin Tarantino quase escreveu o roteiro de Homem de Ferro – bem antes da febre dos filmes de super herói. Reza a lenda que ele foi convidado para adaptar os quadrinhos para a telona. Isso rolou em 1999 e as negociações não foram para frente.

34 – O vilão Doutor Destino de Quarteto Fantástico, lembra muito outro antagonista conhecido do cinema: Darth Vader. A semelhança não é mera coincidência, a inspiração para a criação do personagem veio mesmo do personagem de Star Wars.

35 – Um único episódiod e anime custa, em média, 100 mil dólares. Estima-se que, esse mercado, movimente aproximadamente 1 bilhão de dólares anualmente.

36 – A série Desperate Housewives surgiu quando Marc Cherry estava vendo, na televisão, uma notícia sobre Andrea Yates – uma mulher que afogou seus cinco filhos na banheira, um a um, porque estava desesperada com a responsabilidade da maternidade.

37 – Em 1983, a série mais popular na TV norte-americana era M*A*S*H, inspirada em um filme com o mesmo nome. O episódio final teve uma audiência acima de 100 milhões.

38 – No filme Avatar, a personagem de Sigourney Weaver, é caracterizada por ser uma fumante e estar constantemente segurando um cigarro. No entanto, a atriz não fuma e odeia cigarros, então, um cigarro digital foi criado na pós produção, para que ela nem segurasse o cigarro nas gravações.

39 – O ator Eric Stolz foi, originalmente, escalado para o papel de Marty McFly em De Volta para o Futuro. Ele filmou quase metade do filme antes do papel ser entregue a Michael J. Fox.

40 – Durante as gravações de Jogos Vorazes, a atriz Jennifer Lawrence chutou, acidentalmente, a cabeça de Josh Hutcherson, causando uma rápida concussão no ator. Além disso, Jennifer poderia não ter feito o papel de Katniss, já que ele foi cogitado, previamente, para Emma Roberts, Saoirse Ronan e Chloë Moretz.

Monstro Voador de Espagueti

41 – A igreja do Monstro Voador de Espagueti se desenvolveu, secretamente, por milênios, até ser exposta em 2005. O Deus é um monstro formado por espagueti e duas almôndegas. Com milhares de adeptos e adoradores, a Igreja do FSM é uma religião reconhecida, inclusive, por seus oponentes, os cristãos, que aceitaram que o Monstro tem bolas maiores que as de seu Deus.

A história acima foi criada como um protesto à decisão do estado de Kansas, nos EUA, de ensinar Design Inteligente, uma variação do criacionismo, como alternativa à teoria evolucionista, nas escolas públicas. Diante da decisão, um grupo de ativistas criou a religião do Monstro e iniciou pedidos para sua história ser ensinada nas escolas. A história ganhou peso e simpatizantes na internet, se tornando uma religião organizada, com igreja, camisetas, canecas e reuniões.

42 – Na série The Walking Dead, os atores que interpretam os zumbis, comparecem à aulas para aprender as técnicas de andar e se mover como mortos vivos.

43 – No filme Os Infiltrados, estrelado por Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Mark Wahberg e Martin Sheen, todos os personagens que morrem, aparecem, em algum momento, com um X visível em algum canto do cenário, como se fosse um tipo de marcação da morte.

44 –  O ator Bill Murray poderia ter sido o Batman, somente sendo descartado quando o diretor Tim Burton assumiu o controle do filme. Além de Batman, o ator também foi cogitado para ser o Han Solo em Star Wars.

45 – Um ano antes das filmagens do filme O Hobbit começar, cinco mil metros cúbicos de vegetais e flores foram plantados no cenário da Vila dos Hobbits, para conferir maior veracidade à paisagem.

46 – Will Smith poderia ter sido o Neo de Matrix. O ator recusou o papel para participar do filme As Loucas Aventuras de James West – ele diz se arrepender muito por ter escolhido não participar do sucesso de Matrix.

47 – George Lucas convenceu Carrie Fisher (a Princesa Leia) a não usar roupas de baixo, porque não existia isso no espaço.

48 – STEAMBOY é o longa de animação japonesa mais caro de todos os tempos, com um orçamento de 22 milhões de dólares. Levou dez anos para ser produzido e conta com mais de 180 mil desenhos e 400 cortes gráficos feitos no computador.

49 – O ator Nicolas Cage foi cogitado para interpretar o Super Homem na década de 1990, porém, os produtores mudaram de opinião depois de outras análises para o papel.

50 –  A verdadeira identidade do autor de Death NoteBakuman não é conhecida. Ambos foram publicados sob o nome de Tsugumi Ohba, que, acredita-se ser um pseudônimo de algum mangaká famoso.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você