Oi, gente!!! Olha eu aqui outra vez! E ai? Quem quer mais algumas dicas de passeios aqui em São Paulo? Dessa vez, sairemos das dicas de Museus (já tivemos a lista 1 e a lista 2, lembra?) e vamos passar aos parques e passeios que combinam com os dias de sol que vem chegando! Eu sei, alguns tem museus inclusos, ou bastante informação cultural (eu tenho um tremendo fraco por coisas assim, não há remédio…) mas isso não significa que não dê para aproveitar bastante tempo ao ar livre também, ok? Vamos lá?

ramos

 

PARANAPIACABA

Panapiacaba é uma antiga vila inglesa. Situada no topo de uma falha geológica que rasga a Mata Atlântica, entre São Paulo e o litoral, essa vila histórica foi declarada Patrimônio Nacional pelo Iphan, e brinda o visitante com um visual cenográfico! Cheia de trilhas para aventureiros, também oferece  o mais importante patrimônio arquitetônico “victorian style” no Brasil, proveniente da ocupação inglesa na Serra do Mar para construção da estrada de ferro Santos-Jundiai, no final do Seculo XIX.

Localização: Rua Direita S/no. Parte Baixa, Paranapiacaba, Santo André – SP – Tel: (11) 4439 0237

Mais informações: http://www.paranapiacabaecotur.com/

ramos

museu da tam

MUSEU DE AVIAÇÃO DA TAM

Com mais de 20.000 m2 de área e sendo o maior museu de aviação do mundo mantido por uma companhia aérea privada, o Museu TAM foi criado a partir da restauração de um antigo monomotor Cessna dos irmãos Amaro, o qual os inspirou na realização do sonho de preservar a memória da aviação e de homenagear um homem que há mais de 100 anos sonhou que podia voar.  Hoje contacom mais de 90 aeronaves entre pioneiros, clássicos, jatos e caças, a maioria em plenas condições de vôo, além de simuladores, túnel multimídia, Espaço TAM Kids, Espaço propulsão, Torre de Controle, Espaço Moda e uma ala dedicada exclusivamente a trajetória evolutiva da própria TAM!

Localização: Rodovia SP 318, km249,5 – Água Vermelha, São Carlos – SP – A 250km de São Paulo e 15km de São Carlos – Tel: (16) 3306-2020

Mais informações: http://www.museutam.com.br/

ramos

maria fumaça campinas jaguariuna

PASSEIO MARIA FUMAÇA – CAMPINAS A JAGUARIUNA

A Associação Brasileira de Preservação Ferroviária –  a ABPF, foi fundada em 1977 pelo francês Patrick Henri Ferdinand Dollinger, e reúne interessados na preservação, resgate, restauro e divulgação da história da ferrovia brasileira.  Hoje eles gerenciam o passeio de Maria Fumaça, que faz dois percursos: o percurso completo, que vai de Campinas (Estação Anhumas) até Jaguariúna (são 26 km de passeio, com cerca de 3h30 de duração), e o meio percurso, que vai de Campinas (Estação Anhumas) até a Estação de Tanquinho, bairro ainda em Campinas (com 12 Km de passeio, e com cercao de 1h30 de duração). Ambos são ida e volta. Mastambém há a opção de partida por Jaguariúna. O trem acompanha carro restaurante, onde são vendidos lanches, salgadinhos e bebidas (se preferir, você pode trazer o lanche de casa para consumir no trem, é permitido ; ) ).

Eu já fiz este passeio, o percurso completo. Foi muito divertido, além de explicações sobre o funcionamento da máquina, tivemos aulas de como era a vida no inicio da ferrovia e uma vista deslumbrante! (boa parte do percurso tem locais usados na gravação de conhecidas novelas de época)

Localização: Av. Dr. Antônio Duarte da Conceição, 1501 – Vila Madalena, Campinas – SP – Tel: (19) 3207-3637 e 3207-4190

Mais informações: http://www.mariafumacacampinas.com.br/

ramos

teleférico são vicente

TELEFÉRICO DE SÃO VICENTE

Percorrendo um percurso sobre a Mata Atlântica de 560 metros, o passeio de teleférico em São Vicente é bastante prazeroso, já que proporciona uma vista de longo alcance da orla da praia. A sensação de altura, que ocorre durante o inicio do passeio, dura apenas 60 segundos, enquanto se atravessa por sobre a avenida e estrada de ferro. Após este trecho os pés tocam as copas das arvores proporcionando uma experiência única.

Eu já tive o prazer deste passeio também! A descida na estação superior do teleférico é obrigatória, mas  vale a pena passar algum tempo lá em cima. Você pode desfrutar a vista, a aparição dos saguis, sempre em busca das prendas oferecidas pelos turistas e, ainda, assistir aos saltos de paraglaider  no final da trilha que chega ao cume!

Localização: Av. Ayrton Senna da Silva, 500 – Praia  Itararé,  São Vicente – SP – Tel: (13) 3469.775

Mais informações: http://www.telefericosaovicente.com.br/

ramos

 

aquario de santos

AQUÁRIO MUNICIPAL DE SANTOS

O Aquário Municipal de Santos, o mais antigo do país, é o parque mais procurado da cidade e o segundo mais visitado do Estado! Foi inaugurado em 2 de julho de 1945, com a presença de Getúlio Vargas, então Presidente da República. Com 1.000 m2 de área e 50 tanques, foi o primeiro e maior aquário brasileiro, figurando como tal no Guiness Book de Records, em 1995.

Outro passeio que eu recomendo pra uma tarde preguiçosa de domingo! Os pequenos adoram, os mais velhos relaxam! 😉

Localização: Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n (Praça Ver. Luiz La Scalla) – Ponta da Praia, Santos – SP – Tel: (13) 3236-9996

Mais informações: http://www.vivasantos.com.br/aquario (clique nos peixinhos do logo para navegar nas informações)

ramos

Bom passeio e até a próxima!!!

Compartilhe: