Eu sou paulista, da região do ABC, e conheço muitos lugares da “terra da garoa”. Razão pela qual vou apresentar alguns para vocês, começando pelos ótimos museus que temos por aqui! Mãe Nerd que sou, sempre dei muito valor a passeios culturais ou  com conteúdo para incitar a curiosidade. Afinal,  se há uma coisa que sempre digo, ela é: o melhor que posso dar a minha filha e ao futuro dela é informação, mais do que bens materiais, cultura só enriquece aquele que a recebe! Então, vamos lá?

azulejos

MUSEU PAULISTA (MAIS CONHECIDO COMO O MUSEU DO IPIRANGA)

O Museu Paulista foi inaugurado em 7 de setembro de 1895 como museu de História Natural e marco representativo da Independência, da História do Brasil e Paulista.  Hoje ele é um órgão ligado diretamente a USP (Universidade de São Paulo), a qual foi incorporado no ano de 1963, exerce pesquisa, ensino e extensão. Atualmente, conta com um acervo de mais de 125.000 unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, do século 17 até meados do século 20, significativo para a compreensão da sociedade brasileira, especialmente no que se refere à história paulista e conta com uma equipe especializada de curadoria. Desenvolve também um Projeto de Ampliação de seus espaços físicos.

Como alguém que já o visitou muitas vezes, posso dizer que é um passeio prazeroso, muito informativo. O museu também conta com um amplo jardim, onde as crianças podem brincar e no qual se encontram muitas fontes, a “Casa do Grito”, o Mausoléu Imperial, que encontra-se no subsolo do Monumento ao Ipiranga e conta com as criptas e despojos de Dom Pedro I e da princesa Leopoldina ( diz-se que erigido no mesmo local onde D. Pedro I proclamou a independência), e as margens do próprio Ipiranga.

Localização: Parque da Independência, s/n.º – São Paulo – SP – Tel.: (11) 2273-4390

Mais informações: http://www.mp.usp.br

azulejos

MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP

O Museu de Zoologia teve seu início na década de 1890. Hoje, é detentor de um dos maiores acervos zoológicos da América Latina e cumpre um papel crucial no desenvolvimento do conhecimento acerca da biodiversidade brasileira e global, tendo sido a primeira instituição brasileira a ser reconhecida como fiel depositária pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (Ministério do Meio Ambiente).

Eu sempre o visito uma vez por ano. Antigamente o acervo estava em muitas estantes com portas de vidro, mas hoje encontra-se em grandes dioramas, expondo os animais empalhados em simulações de seus habitats (recomendo olhar até mesmo os cantos próximos as paredes das vitrines, pois há pequenos animais escondidos por ali para serem descobertos e apreciados!;) ). As crianças costuma apreciar bastante e o passeio não é cansativo, podendo a visita ser feita em um período de cerca de uma hora.

Localização: Avenida Nazaré, 481 – Ipiranga   – São Paulo – SP – Tel(11) 2065-8100 (bem atrás do Museu Paulista, uma tarde é o bastante para visitar ambos!)

Mais informações: http://www.mz.usp.br/

azulejos

MASP

MASP (MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO ASSIS CHATEAUBRIAND)

Localizado na Avenida Paulista e em um prédio considerado como um dos cartões postais da cidade de São Paulo, possui um acervo tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com atualmente cerca de 8.000 peças, dentre as quais destacam-se as pinturas ocidentais, principalmente italianas e francesas. Do século XIII aos dias de hoje, pode-se apreciar Rafael, Mantegna e Botticceli (da escola italiana) e Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall (da chamada escola de Paris).

As terças a visitação é totalmente gratuita a todos os visitantes! E aos domingos, sob sua estrutura, acontece a já muito conhecida feira de antiguidades ( achei coisas lindas lá!)

Localização: Avenida Paulista, 1578 – São Paulo – SP – Tel: (11) 3251-5644 (próximo à estação do metrô Trianon-MASP)

Mais informações: http://masp.art.br/

azulejos

MAM

MAM (MUSEU DE ARTE MODERNA DE SÃO PAULO)

O MAM está localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo. O edifício foi adaptado por Lina Bo Bardi e possui, além das salas de exposição, ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e loja. Os espaços do museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. As obras da coleção são exibidas em exposições temporárias e o museu tem uma política de atualização, conservação e ampliação permanente da coleção.

E um passeio muito interessante, que pode ser combinado com a visitação ao parque e preencher um dia todo. Também pode ser combinado com visitas a Bienal do Ibirapuera quando estas ocorrem, pois os prédios são bem próximos (você pode ver o prédio da Bienal ao fundo, na foto)

Localização: Parque Ibirapuera, portão 3 – São Paulo – SP – Tel: (11) 5085-1300

Mais informações: http://mam.org.br/

azulejos

museu da imigração

MUSEU DA IMIGRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (MEMORIAL DO IMIGRANTE)

O Museu da Imigração do Estado de São Paulo herda do Memorial do Imigrante toda a história de preservação da memória das pessoas que chegaram ao Brasil por meio da Hospedaria de Imigrantes, e o relacionamento construído, ao longo dos anos, com as diversas comunidades representativas da cidade e do Estado. Em seu novo projeto museológico, valoriza ainda mais o encontro das múltiplas histórias e origens e, propõe ao público o contato com as lembranças daquelas pessoas, que vieram de terras distantes, tanto quanto como foram suas condições de viagem, adaptação aos novos trabalhos e contribuição para a formação do que, hoje, chamamos de identidade paulista.

Adorei minha visita a este museu! O prédio conta com um ambiente muito agradável, e a plataforma de trem, onde os imigrantes chegavam vindo diretamente do Porto de Santos, foi usada para as gravações da chegada do imigrante Matheu, na novela Terra Nostra. Você pode fazer pesquisas com o nome da família, saber em qual navio e data chegaram os primeiros integrantes da mesma chegaram (achei os meus lá!), e passear tanto em um bonde, quanto na Maria Fumaça e sentir como era naqueles tempos!

Localização: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo – SP – Tel: (11) 2692-1866

Mais informações: http://museudaimigracao.org.br/

azulejos

Espero que vocês tenham gostado e que possam aproveitar as dicas! Em breve, teremos mais!

Compartilhe: