48º Festival de Cinema de Gramado acontece em setembro

A mostra competitiva do Festival de Cinema de Gramado chegou a segunda noite transmitida pelo Canal Brasil. Sábado foi a vez dos curtas-metragens “Inabitável”, de Pernambuco, dirigido por Matheus Farias e Enock Carvalho, e a animação “Subsolo”, de Erica Maradona e Otto Guerra. “Todos os mortos”, de Caetano Gotardo e Marco Dutra foi o segundo longa brasileiro exibido, seguido pelo longa estrangeiro colombiano “La Frontera”, de David David.

As equipes se encontraram hoje pela manhã, virtualmente, para o debate sobre as produções. O curta “Inabitável” faz uma crítica à transfobia e à intolerância com elementos de ficção científica e conta a história de uma mulher trans desaparecida. Marilene, vivida por Luciana Souza, é a mãe que a procura.

Já “Subsolo”, que conta a história de três amigos que frequentam diariamente a mesma academia e buscam corpos perfeitos, mas acabam se frustrando com os deslizes que acontecem longe das esteiras, surgiu a partir da experiência da diretora Erica Maradona, que em determinado momento foi em busca de uma academia e se deparou com um mundo bastante diferente do seu cotidiano. “La Frontera”, de David de David, retrata o drama de famílias afetadas pelas crises de fronteira entre Colômbia e Venezuela

O longa-brasileiro “Todos os Mortos” contou com a presença do diretor Caetano Gotardo, das atrizes Mawusi Tulani, Thaia Perez e do compositor da trilha original e consultor de roteiro Salloma Salomão. No filme, que se passa na São Paulo de 1899, são contadas as histórias da família escravocrata Soares e da família Nascimento, que foi escravizada pelos Soares. O filme em diferentes momentos e com recursos de trilha sonora trazem as questões de raça e gênero para o Brasil Contemporâneo e traz elementos históricos a partir do ponto de vista das pessoas negras escravizadas e oprimidas. O filme concorreu ao Urso de Ouro da Berlinale, o Festival Internacional de Cinema de Berlim.

A mostra competitiva do Festival de Cinema de Gramado chegou a segunda noite transmitida pelo Canal Brasil.

LEIA MAIS SOBRE FILMES