As 35 maiores curiosidades de Star Trek!

-por , em 29/10 -
As 35 maiores curiosidades de Star Trek!

Não é todo nerd que ama Star Trek, mas quem ama, não vive sem nem um dia de suas vidas. São roupas, acessórios domésticos, escolares, profissionais, lingeries, tudo mesmo, só para se mostrar cada vez mais apaixonado pela série e pelos muitos filmes que fazem um tremendo sucesso até hoje! Encontramos algumas curiosidades super divertidas sobre Star Trek, vejam só:

Criada pelo norte-americano Gene Roddenberry, a série Star Trek (“Jornada nas Estrelas” no Brasil e “O Caminho das Estrelas” em Portugal) estreou nos Estados Unidos em 8 de setembro de 1966.

O episódio piloto da série foi rejeitado pelos produtores por parecer “muito cerebral” (na gíria atual, “muito cabeça”).

Em 1964, Gene Roddenberry tentou vender a idéia da série para os estúdios MGM, mas, por achá-la ousada demais, ela foi rejeitada.

Para ficar em dia com as mudanças da época – inclusive o feminismo – a série mudou o sloga “Ir onde nenhum homem jamais esteve” por “Aonde ninguém jamais esteve”.

A série original só passou a ser chamada de Star Trek: The Original Series depois do sucesso das outras séries da franquia.

Star Trek: The Original Series teve somente três temporadas, mas fez tanto sucesso e angariou tantos fãs ao longo dos anos que foram criadas mais cinco franquias. São elas: Star Trek: The Animated Series; Star Trek: The Next Generation; Star Trek: Deep Space Nine; Star Trek: Voyager e Star Trek: Enterprise.

star trek

A primeira franquia da Star Trek/Jornada nas Estrelas original foi um desenho animado. Star Trek: The Animated Series era um desenho com os mesmos personagens da série original.

Star Trek: The Next Generation, com Jean-Luc Picard (Patrick Stewart) como Oficial Comandante da nave estreou nos Estados Unidos 21 anos depois do início da série original. Aliás, você sabia que as aventuras da “nova geração” se passam 70 depois da “antiga geração”?

No total, a franquia contabiliza 700 episódios feitos para a TV.

Até hoje foram feitos 10 filmes ambientados no universo Trek.

Se não fossem os fãs, a série original teria sido cancelada já no final da primeira demorada. Eles enviaram toneladas de cartas pedindo à rede NBC que continuasse com Star Trek e foram imediatamente atendidos. A série sobreviveu por mais duas temporadas.

Quem também quase desistiu do seriado no primeiro ano foi a atriz Michele Nichols, intérprete da personagem Uhura. Quem a convenceu a continuar foi ninguém menos que o líder negro Martin Luther King. Para King, ela precisava permanecer por que, no seu entender, era a primeira vez que uma atriz negra não representava uma personagem marginal.

Você sabia que Michele Nichols e William Shatner protagonizaram em 1968 o primeiro beijo inter-racial num programa de televisão norte-americano?

Você é capaz de dizer o nome da personagem Uhura? Anote aí: Nyota.

Quem inicialmente foi convidado para o papel de Spock foi o ator Martin Landau, mas este recusou e foi substituído por Leonard Nimoy. Anos depois, Nimoy substituiu Landau na série Missão Impossível.

A saudação do povo vulcano foi criada pelo próprio Leonard Nimoy, inspirado numa saudação judaica.

vida longa e prospera

O único ator a aparecer em todos os episódios da série original foi Leonard Nimoy.

O personagem Spock quase foi cortado da série por causa dos protestos de entidades religiosas que o consideravam muito parecido com o diabo.

Por falar em Spock, veja mais esta: o personagem possui um sobrenome, só que ele nunca é dito na série por que é impronunciável para os seres humanos.

O censo norte-americano recebeu milhares de formulários preenchidos por pessoas que se dizem ser da raça vulcana. Serão parentes de Spock?

O nome do comandante Jean-Luc Picard, de The Next Generation, é uma homenagem a Jean Picard, um cientista e balonista nascido na Suíça.

O ator Patrick Stewart (intérprete de Picard) fez outro personagem famoso no cinema: o professor Xavier, da série X-Men.

As cores dos uniformes variavam de acordo com a função do tripulante: dourado para comando, navegação e armas; vermelho para engenharia, segurança e serviços e azul para medicina e ciência.

A primeira convenção de fãs de Star Trek ocorreu nos Estados Unidos em 1972. Os organizadores (e os atores convidados, é bom lembrar) esperavam algo em torno de algumas centenas de pessoas. Mas, para surpresa geral, o público passou de 3.000 participantes. Hoje, são realizadas convenções de trekkers no mundo todo. Aliás…

ode to star trek

Sabia que no final dos anos 1970, o universo de Star Trek era exibido em 60 países?

Entre as raças alienígenas presentes na série, estão os klingons, os romulanos, ferengis, borgs, andorianos, cardasianos e vulcanos (entre os eles, Spock).

Era para o ônibus espacial Enterprise ser batizado de Constitution, mas não o foi por que os fãs de jornada nas estrelas convenceram a Nasa a batizá-lo com o mesmo nome da nave do capitão Kirk.

Em 2006, o ator Willian Shatner vendeu suas pedras do rins para um colecionador de coisas estranhas. O valor: U$ 25 mil. Todo o dinheiro foi doado para a caridade.

Foi criado na cidade de Atlanta, Georgia, Estados Unidos, o concurso de Miss Beleza klingon. As candidatas devem ter pelo menos 21 anos e só podem participar do concurso caracterizadas como klingons.

Alguns fãs da série não só se interessaram pela cultura klingon, como aprenderam a falar o idioma alienígena. Se você quer pelo menos ter uma noção do idioma, experimente o The Klingon Dictionary (Dicionário Klingon), de Marc Okrand.

Em 2000, a franquia Jornada nas Estrelas entrou para o Guiness – Livro dos Recordes como o maior número em produções para a TV e o cinema.

Trekkies são os únicos fãs listados por nome no dicionário Oxford.

Um dos mais famosos fãs da série é ninguém menos que o atual presidente dos Estados Unidos Barack Obama.

Mais de 40 anos depois da estréia, a série original continua sendo reprisada em diversos países, inclusive no Brasil.

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você