22 coisas que você aprendeu e estavam erradas!

-por , em 13/01 -
22 coisas que você aprendeu e estavam erradas!

Ao longo de nossa vida e da nossa educação, aprendemos uma série de verdades universais que carregamos conosco pelo resto de nossas vidas, repassando esse conhecimento de geração para geração. Algumas dessas questões estão tão enraizadas nas nossas consciências que sequer paramos para questionar se são verdades ou não, enquanto outras podem até passar pelas nossas cabeças, mas o senso comum nos impede de pesquisar. Conheça então as 22 coisas que você aprendeu e estavam completamente erradas.

http://www.coxinhanerd.com.br/wp-includes/js/tinymce/plugins/wordpress/img/trans.gifNo entanto, a verdade é que muitos desses “fatos absolutos” não passam de mentiras populares inventadas por personalidades antigas – ou de questões que a ciência já desmentiu, mas pouca gente ficou sabendo. De centopeias ao número da besta, listamos a seguir 22 coisas que todos aprendemos errado.

1 – As centopeias têm cem patas

Não há qualquer registro de um exemplar do pequeno animal que tenha esse exato número de pernas. O total real costuma variar entre 15 e 191 pares.

2 – Avestruzes enterram a cabeça quando se sentem em perigo

O historiador romano Plínio foi o primeiro viajante a avistar as grandes aves com a cabeça sob a terra, dando origem ao mito. No entanto, a verdade é que esses animais não fazem isso para se esconder de predadores, mas sim cavam buracos com seus bicos para poderem criar ninhos para seus ovos.

3 – Só existem três estados para a matéria

Na escola, todos aprendemos que a matéria se divide entre os estados sólido, líquido e gasoso, enquanto alguns de nós é ensinado que também existe um quarto estado, o plasma. Na realidade, atualmente já foram descobertos quinze estados físicos, sendo que alguns têm nomes grandiosos como perfil de ionosfera e condensado de Bose-Einstein. Cabe ressaltar, no entanto, que alguns deles só são detectados em condições experimentais extremas.

4 – O planeta Marte é vermelho

Na realidade, ainda não sabemos qual a cor real do nosso gigante vizinho, sendo que ele poderia muito bem ser marrom, laranja ou até amarelo. O que conhecemos de fato é que sua aparência avermelhada quando visto através de um telescópio se deve ao grande acúmulo de poeira em sua atmosfera.

5 – Dormir rodeado de plantas é perigoso

O fato das plantas consumirem oxigênio durante a noite e liberarem gás carbônico leva muitas pessoas a acreditar que dormir com os vegetais vivos no quarto pode ser prejudicial á saúde. No entanto, a quantidade de gás emitido é tão pequena que uma pessoa teria que dormir cercada por um verdadeiro pomar em um ambiente hermeticamente fechado para sofre alguma consequência.

6 – O champanhe é francês

Embora a invenção da bebida normalmente seja atribuída ao monge francês Dom Perignon, o fato é que os burgúndios, um povo germânico, já a conhecia havia um século quando a levaram para a França. Perignon merece crédito apenas por tê-la refinado.

7 – O Everest é a montanha mais alta do mundo

O pico tibetano mede “apenas” 8.848 metros, o que é pouco quando compara ao tamanho do Mauna Kea, um vulcão havaiano que emerge do Pacífico. Embora apenas 4.205 metros do seu tamanho se projetem acima do nível do mar, a maior parte da estrutura (cerca de 6 mil metros) fica escondida embaixo da água do mar. No total, são quase 2 mil metros a mais que o Everest.

8 – Marco Polo era veneziano

A verdade é que o famoso explorador veio ao mundo na ilha de Korchula, que pertence a Croácia. A confusão vem do fato de que, na época, o local estava ocupado pelas tropas de Veneza.

9 – Um dia tem 24 horas

A ciência cunhou a unidade de medida que usamos até hoje para mensurar o tempo, chamada “dia solar médio” – que de fato possui 24 horas exatas. No entanto, os astrônomos apontam que a duração de um “dia solar verdadeiro” varia ao longo do ano, podendo chegar até a 24 horas e 4 minutos.

10 – O primeiro nome de Mozart era Amadeus

O nome verdadeiro do compositor era Joannes Theophilus Wolfgangus Crisóstomo Mozart. O famoso apelido veio de um príncipe prussiano, que ficou tão impressionado com ele que o rebatizou como Wolfgang Gottlieb (palavra alemã que significa “amado por Deus). O artista tomou isso como uma piada e, em cartas trocadas com seus amigos brincava dizendo que o deveriam chamar de Amadeus, a tradução latina do termo.

11 – Os touros se irritam com a cor vermelha

Os animais das touradas são incapazes de distinguir o vermelho de outras cores, diferenciando apenas branco, preto e alguns tons de cinza. Portanto, o que realmente enfurece o bicho não é a cor da capa dos matadores, mas sim os movimentos ondulantes realizados pelos toureiros.

12 – Papai Noel não vem de terras frias

Ainda que as imagens populares pintem o bom velhinho em seu trenó puxado por renas saindo de um ambiente quase polar, a verdade é que São Nicolau de Bari, o santo no qual a lenda é baseada, nasceu em Lycia, no país que hoje conhecemos como Turquia.

13 – A água não tem cor e sabor…

Somente a água destilada apresenta tais características. Tanto o líquido potável quanto o do mar possuem em sua composição íons que dão a ele um tom ligeiramente azulado em um sabor levemente adocicado e refrescante.

14 – … e só entra em ebulição quanto atinge 100 ºC

Esse é, de fato, o ponto de ebulição da água, mas somente no nível do mar. Quanto maior a altitude, menor temperatura necessária para a água ferver.

15 – O animal mais comprido do mundo é a baleia azul

Mesmo que já tenham sido encontrados espécimes do grande mamífero marinho com 33 metros de comprimento, isso ainda é muito pouco perto do verdadeiro primeiro lugar. Ganha a disputa o longuíssimo Lineus, uma espécie de verme que pode chegar a até 40 metros de uma ponta à outra.

16 – O Universo é preto

Em 2002, Karl e Ivan Baldry Grazeburg, dois astrônomos da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, fizeram uma medição das cores presentes na luz emitida por 200 mil galáxias. Os resultados levaram a conclusão de que a cor predominante no universo é, de longe, o bege.

17 – Pernalonga é um coelho

Na realidade, o famoso personagem da Warner foi baseado em lebres do gênero Lepus, que se diferenciam dos coelhos pelos seus olhos e orelhas maiores. Embora a inspiração fosse clara nos primeiros desenhos, intitulados “A Wild Hare” (“Uma Lebre Selvagem”, em tradução livre), o animal passou a ser chamado de coelho quando seu criador, Tex Avery, foi acusado de plágio pelo artista David Hare.

18 – O baseball foi inventado nos Estados Unidos

Surpreendentemente, o esporte na realidade foi criado em Cuba. Relatos dos primeiros marinheiros espanhóis a chegar à ilha em 1492 descrevem os nativos praticando um jogo chamado de batos. O passatempo consistia de bater em uma bola de resina com um tronco de madeira, acompanhado por uma dança chamada areito.

19 – O Saara é o maior deserto do mundo

Normalmente associamos a palavra deserto a temperaturas elevadas, o que leva à conclusão de que o gigante arenoso da África é o maior do mundo. Mas a verdade é que o primeiro lugar fica com a Antártida, com seus 14 milhões de quilômetros quadrados e precipitação média anual de 5 milímetros. Em comparação, o Saara possui área de 9,4 milhões de quilômetros quadrados e tem uma precipitação média anual de 127 mm.

20 – As Ilhas Canárias se chamam assim por causa dos pássaros

Segundo um historiados conhecido como Plinio el Viejo, a região foi batizada com esse nome em homenagem a dois cães mastins que o homens da Juba de Mauritania capturaram no local durante uma expedição.

21 – O primeiro animal no espaço foi a cadela Laika

Na verdade, o primeiro bicho vindo da Terra a desbravar o espaço foi uma mosca de fruta que os astronautas norte-americanos enviaram para fora de nossa órbita em um foguete V-2 capturado dos alemães.

22 – O número da besta é 666

Pesquisadores do Museu Ashmolean de Oxford voltaram a estudar os papiros de Oxyrhynchus, que contêm o texto original do Apocalipse de São João. Durante a pesquisa, eles descobriram que foram cometidos erros na tradução que conhecemos, entre os quais está confundir o número 616, que é citado pelo apóstolo como marca do Anticristo, com 666.

E aí, já sabia de alguns desses fatos? Deixe sua opinião nos comentários.

Mega Curioso

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você