12 Macacos: O que você faria para sobreviver?

-por , em 30/07 -
12 Macacos: O que você faria para sobreviver?

Onde você está nesse momento? Em algum lugar quente e seguro? Ao lado de alguém que você ama? Agora, imagine que tudo isso tenha acabado e que a única coisa que você pode fazer é sobreviver. Você o faria, não faria? Você tentaria. Você faria coisas. Coisas terríveis. Até você perder a última coisa que lhe resta: você mesmo. Mas e se você pudesse voltar atrás? Tudo. Um botão de reset. Você o apertaria, não apertaria? Você não teria escolha. Mesmo que você não quisesse. Porque, as vezes, a escolha não é nem sua. É destino. Essa é a premissa de 12 Macacos, uma série criada por Terry Matalas e Travis Fickett. Baseada no filme de 1995, de mesmo nome – dirigido por Terry Gilliam e estrelado por Bruce Willis e Brad Pitt -, a série tem viagem temporal como o seu principal elemento narrativo, é do canal Syfy e tem apenas uma temporada no ar – a segunda retorna em 2016!

James Cole (Aaron Stanford, o Pyro de X-Men) é um viajante do tempo. Ele veio do ano 2043 para impedir que uma catástrofe aconteça. Cole vem de um futuro obscuro e sombrio, onde um misterioso vírus matou quase toda a população e destruiu a sociedade como nós a conhecemos. Katarina Jones (Barbara Sukowa), uma cientista de enorme talento, desenvolve uma máquina de desfragmentação, que é capaz de desfragmentar uma pessoa e enviá-la para o passado por um tempo predeterminado. Ela envia Cole para o ano de 2015, a fim de impedir que uma misteriosa organização terrorista – conhecida como O Exército dos 12 Macacos libere o vírus e destrua a humanidade.

Cole conta com a ajuda de Cassandra Railly (Amanda Schull, de Pretty Little Liars), uma médica especializada em vírus, José Ramse (Kirk Acevedo), seu amigo de longa data e Jennifer Goines (Emily Hampshire) uma “gênia” da matemática e paciente em um manicômio. O filme, de 1995, foi uma obra revolucionária e excelente, que abordou a temática de viagem temporal de forma nova e interessante. Além disso, as cenas no manicômio, desenvolvendo a loucura do personagem de Pitt foram extremamente bem dirigidas e atuadas, nos dando uma visão única e sinistra da mente de uma pessoa louca. A série pega essa premissa e trabalha cada detalhe dela. Com uma primeira temporada de 13 episódios, cada um com quarenta e tantos minutos, ela tem a chance de abordar temas de um modo que o longa de duas horas não conseguiu.

12 macacos

Nós temos uma chance de testemunhar como o mundo ficou depois do vírus, como as mortes e as escolhas difíceis afetaram os personagens envolvidos. Acompanhamos os sobreviventes batalhando por comida e brigando um com os outros em busca de um lugar seguro ou da própria cura. Também conhecemos mais sobre os personagens, seus relacionamentos, seus medos e desejos. Mais do que viagem temporal, a série fala sobre moralidade. Ela nos apresenta situações difíceis e nos provoca a pensar como nos reagiríamos diante de tais fatos. Em 12 Macacos, percebemos seres humanos falhos procurando fazer o seu melhor em péssimas situações. Temos personagens que fazem coisas consideradas horríveis, mas que são – até certo ponto – justificadas diante de toda a barbárie da realidade.

Um destaque especial deve ser dado para José Ramse, o personagem de Kirk Acevedo. (Aviso de Spoilers). O melhor amigo de Cole nos é apresentado como um cara legal e de uma moral inabalável. Ele tem um bromance com Cole e serve como uma espécie de bússola moral para o seu melhor amigo, que tem uma postura mais flexível quanto ao certo e o errado. Como alguém que busca sempre fazer a coisa certa, eu me identifiquei bastante com este personagem e fiquei surpreso quando, na medida em que a série se desenvolvia, Ramse começou a tomar decisões que fizeram dele o vilão da primeira temporada. E o mais interessante é que essa mudança teve motivos claros e críveis.

12 macacos syfy

Com a quantidade cada vez maior de séries de ficção científica no mercado, eu devo admitir que não tinha grandes esperanças quanto a 12 Macacos. Mas ela me surpreendeu na atuação dos atores escolhidos, no desenvolvimento da história e na narrativa não linear (que, apesar de confusa e alguns momentos, consegue ser bem coerente). Saber que temos uma segunda temporada marcada para estrear em 2016 é apenas mais uma surpresa agradável. 🙂

Se você curte saber novidades sobre filmes e séries, curta e acompanhe a gente nas redes sociais, sempre colocamos as melhores novidades por lá! Os links estão aqui embaixo! Se você já viu 12 Macacos e tem alguma coisa a acrescentar, reclamar ou assinar embaixo desse artigo, comente aqui embaixo! 🙂

Facebook Instagram Snapchat Twitter Youtube

Cris Siqueira
por

Cris Siqueira

Nerd, administradora, RPGista, apaixonada por gastronomia, curiosa sobre todos os assuntos e acha que Darth Vader é Deus. Gasta seus “bons tempos” escrevendo, lendo, vendo seriados e viajando. Reza todos os dias para tirar sempre 20 nos dados e nunca morrer no meio de uma batalha!

Recomendamos para você