TERROR | As 10 casas usadas nos filmes mais assustadores de todos os tempos!

NEM SEMPRE SUA CASA É O LUGAR MAIS SEGURO!

O roteiro é sempre meio clichê: uma família que se muda para uma nova cidade e vão morar em uma casa grande e bonita, alguns dias depois, coisas começam a acontecer e sempre tem um membro da família que apresenta comportamento estranho… 

Bem, nos filmes de suspense e terror, as casas mal assombradas são bem mais do que meros cenários… Elas podem também ser consideradas um personagem importante para a trama!

THE TERROR | NOVA SÉRIE DA AMC É HOMENAGEADA EM PRÊMIO DE INOVAÇÃO!

Um bom exemplo disso é  “A Maldição da Residência Hill” – série de terror que estreou recentemente no serviço de streaming Netflix –  que acabou por trazer  novamente a tona o interesse do publico por curiosidades ligadas ao misticismo das ditas “Casas Mal Assombradas”. E, levando em conta que a residência usada na série de Mike Flanagan realmente existe, separamos aqui mais alguns exemplos de casas e locações reais que serviram para outras produções de terror muito famosas.

1 –  “A MANSÃO WINCHESTER”

O filme estreou em março de 2018 e poucos sabem que a residência ali apresentada, bem como sua trama, se baseia em fatos reais e a mansão em questão existe e esta localizada no nº525 da South Winchester Blvd, San Jose, Califórnia.

A “Winchester Mystery House” é uma mansão que já foi à residência pessoal de Sarah Winchester, a viúva do magnata das armas, William Wirt Winchester, que acreditava ser assombrada pelas almas das pessoas mortas pelas armas fabricadas pelo marido. Segunda ela, um médium lhe disse que para que as almas atormentadas não a destruíssem, seria necessário que Sarah continuasse a morar na mansão e mantivesse a construção da casa para sempre, o que levou a viúva a criar dezenas de cômodos que eram constantemente construídos e desconstruídos evitando assim, que a obra terminasse.

A propriedade tem praticamente o tamanho de um quarteirão e hoje  serve como uma atração turística muito popular em San Jose, além de ser utilizada nas gravações do filme.

2 – “A CASA DOS MAUS ESPÍRITOS”

No filme, original de 1959 e estrelado por Vincent Prince, a casa onde “Frederick e Annabelle Loren” têm seu enredo desenvolvido, recebeu o nome de “Ennis House” e esta localizada em Los Angeles. Frederick convidou cinco pessoas diferentes para uma festa na casa “mal assombrada”, oferecendo uma recompensa de US $ 50.000 se conseguissem sobreviver à noite.

O filme recebeu uma regravação que ficou conhecida como “A Casa da Colina” e passou a contar com uma trama muito mais assustadora.  Curiosamente, a construção passou anos recebendo muitos turistas, mas, a casa em si, não tem histórico algum de ser assombrada.

A HISTÓRIA DO TERROR | ELI ROTH CONVERSA COM STEPHEN KING E MESTRES DO TERROR EM SÉRIE DO AMC!

3 – “O BEBÊ DE ROSEMARY”

O prédio “Dakota”, que fica na esquina da Rua 72 e da Central Park West, foi um dos primeiros edifícios de apartamentos mais luxuosos de Nova York, situado no coração de Manhattan.  Mas um de seus apartamentos foi utilizado na produção de Roman Polanski e tornou-se uma atração bem popular para os fãs do gênero de terror.

4 – “O ILUMINADO”

O visionário Stanley Kubrick usou o Hotel Timberline Lodge para servir como exterior do “Overlook Hotel”, principal cenário de seu filme. A construção é localizada no estado Oregon, situado em meio à Floresta Nacional de Mt. Hood, em Timberline, e oferece a seus hospedes acesso direto às pistas de esqui da região.

Sem duvida esse é um dos exemplos mais famosos de locações reais, que acabaram tão envolvidas na trama em que serviram de cenário que, nunca mais conseguiram se desvincular do filme!

Os proprietários do hotel tiveram que tirar o quarto 237 de seu registro, já que diversos fãs e curiosos exigiam conhecer o quarto onde o filme estrelado por Jack Nicholson foi rodado.

A2 FILMES | É HORA DE SE PREPARAR PARA VER OS NOVOS FILMES DE TERROR!

5 – “POLTERGEIST: O FENÔMENO”

Dirigido por Tobe Hooper e produzido por Steven Spielberg, o clássico de terror tem a casa como centro de sua trama. A casa originalmente utilizada para as gravações, esta localizada na Rua Roxbury 4267, Simi Valley, no sul da Califórnia.

A locação foi usada para as cenas externas do filme de 1982 e os atuais donos não gostam de ser incomodados pelos fãs do filme.

6 – “O EXORCISTA”

Localizada na Rua Prospect, nº3.600, a casa que serviu de locação para o filme de 1973 que adaptou o livro “O Exorcista” para os cinemas ficou muito popular ao longo dos anos. Essa mesma casa também possui a famosa escadaria que serviu como palco para o clímax assustador do filme, hoje batizada pelos moradores como “Escadaria Exorcista”.

A casa em si nunca manifestou nenhum fenômeno mal assombrado. Porem, o set construído para a gravaçao de cenas especifica, sofreu fatos alarmantes: depois de gravar a cena em que morria arremessado da janela por Regan, o ator Jack MacGowran contraiu uma forte pneumonia e acabou morrendo, uma semana depois.

Outras mortes rolaram durante as filmagens: o segurança do estúdio foi morto a tiros enquanto guardava o set no período noturno, Max Von Sydow foi informado que seu irmão havia morrido enquanto gravava uma das cenas “chave” da produção e, o set pegou fogo durante as filmagens e teve que ser reconstruído. O único lugar que ficou intacto foi o quarto da menina possuída.

Depois de tantos incidentes – a maioria por imprudência no trabalho – o set foi realmente abençoado por um padre jesuíta. (existem alguns relatos da produção do filme que alegam que coisas estranhas e assustadores realmente ocorreram durante as filmagens, levando a crer a presença de um padre real fosse solicitado)

Considerado por muitos como o maior filme de terror de todos os tempos, “O Exorcista” acabou fazendo da casa uma das atrações turísticas mais populares em Washington.

STAN AGAINST EVIL | AMC ESTREIA UMA NOVA COMÉDIA DE TERROR NO HALLOWEEN!

7 – “OS PÁSSAROS”

Um dos clássicos de Alfred Hitchcock, a produção cinematográfica “Os Pássaros” tem diversas de suas locações na Califórnia, na região de Bodega Bay.

Lá, é possível encontrar a casa dos Brenner, o playground, píer e restaurante onde as filmagens passaram. (fique tranquilo, o ponto turístico não tem ataques de pássaros e recebem dezenas de turistas diariamente 😉  )

8 –  “HORROR EM AMITYVILLE”

Baseado em fatos reais, o filme se passa em Amityville, uma vila localizada no estado americano de Nova York. O endereço exato do cenário da história é a Ocean Avenue, número 112.

A casa de Amityville serviu de base para uma franquia de terror própria, após os assassinatos tenebrosos realizados por Ronald Butch, em 1974.

Em 1978, a família Defeo, antiga proprietária da casa, tinha sido assassinada pelo filho mais velho: o rapaz matou os pais e os quatro irmãos a tiros de carabina. Depois de cometer o crime, Robert “Butch” Júnior alegou que a ordem veio de vozes que escutava.

Vários investigadores se interessaram pelo caso de Amityville, inclusive o casal Ed e Lorraine Warren, muito populares em cuidar de casos paranormais. O casal concluiu que a casa era de fato mal-assombrada.

PLANTÃO NERD | RIVERDALE TERIA MUDADO O ESTILO PARA TERROR SE NÃO FOSSE O SUCESSO!

9 – “A NÉVOA”

O diretor John Carpenter nos entregou um grande filme de terror em 1980.  A localização do icônico “Farol” é no Condado de Marin, na Califórnia.

Não existe nenhuma confirmação de nada assustador no local, que é aberto a visitações, sendo um dos pontos turísticos mais lindos da região.

10 – “O CHAMADO”

A locação mais notória fica em Woods Creek Road, onde foram rodadas as cenas da origem da sinistra Samara.

Tamanha é a atenção de turistas e curiosos, que os donos da propriedade pintaram a casa de outras cores para evitar atenção desnecessária.

EXTRA!!! – Obviamente que não me esqueci de falar do icônico filme “A Maldição da Residência Hill” que inspirou a série citada no inicio.

O diretor Mike Flanagan confirmou a existência de uma residência “Hill” real para realizar as filmagens e que a mesma foi encontrada  no meio de uma floresta, localizada na Georgia, EUA.

“Existe. Sim, nós procuramos por meses na Georgia, e achamos essa casa do jeito que estava. Nem mexemos nela. Não podíamos gravar lá dentro. Nós só usamos o exterior dela. Nós descobrimos no meio da floresta, no meio de La Grange… Eu lembro que saímos da van de pesquisa e todo mundo ficou quieto porque aquela casa não deveria estar ali. Era essa casa linda, mas estranha e esquizofrênica. É estranho. Não pertence ali, e todos nós andamos em círculo ao redor dela e ninguém falou nada por alguns minutos, e quando voltamos para a van, foi tipo, ‘Isso é perfeito”, revela o diretor.

Outra curiosidade é que o livro já foi adaptado anteriormente para o cinema duas vezes, em um filme de 1963, dirigido por Robert Wise, e outro de 1999, de Jan de Bont.

A MALDIÇÃO DA RESIDÊNCIA HILL | CONHEÇA A NOVA SÉRIE DE TERROR DA NETFLIX!

Deixem nos comentários quais outras casas de filmes de terror você gostaria de saber mais detalhes…FELIZ HALLOWEEN O/ BJOS FUI!

APROVEITE PARA CONHECER NOSSO CANAL DO YOUTUBE:

RECOMENDAMOS PARA VOCÊ:

STAR WARS FALLEN ORDER | Novo jogo da saga ganha vida!

  "Esse é um jogo sobre ser um Jedi" foi a frase dita por um dos produtores de Star Wars: Fallen Order durante mais um dia da Star Wars Celebration. Justamente por isso ele se passará logo após a Ordem 66, onde todos os Jedis foram eliminados pelo império. Seu...

Quem escreveu?

Marcela Simões

Devoradora de livros, Hq’s, mangás, filmes, séries, animes - enfim, tudo que envolva fantasia me atrai, mas não me limito a esse tipo de enredo; bem eclética, amo quando mergulho em algum tema e só o abandono depois de ter conseguido toda e qualquer informação possível. Puxar assunto? Fale de Game of Thrones ou Harry Potter que o papo vai longe!